Instituto Pensar - O%20QUE%20%C3%89%20COACHING

O QUE É COACHING

Coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

O que é coaching, a origem do termo e como funciona.

Há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês "coax", que significa PERSUADIR.

O profissional de coaching atua como um ESTIMULADOR externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o coach (profissional) acompanha seu coachee (cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para APOIAR os seus clientes de coaching (coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Além dessa definição, há outras interpretações sobre a função, o comportamento e as características de um coach.

Dependendo das circunstâncias, é possível que o coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender às necessidades de seus coachees.

Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de coaching estão a complexidade da meta, os riscos de erro na realização da tarefa, o nível inicial de disponibilidade para o coaching por partes dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacitação para a tarefa e o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrado pelo coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching).

Em todo o mundo, a busca pelo processo coaching tem aumentado cerca de 350% ao ano.

A principal razão disso são os relatos das realizações profissionais e pessoais alcançadas pelas pessoas que já passaram por, pelo menos, um dos processos.

Tipos de coaching

Coaching de vida
Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida.
Normalmente é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.

Coaching de carreira
O coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientado para novas oportunidades.

Team coaching
O coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo.
Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.

Coaching executivo
Destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.
Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais

Leader coach
Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas, entre elas empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.

Coaching organizacional
Focado no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças.
Esse processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organização com ações e objetivos concretos e mensuráveis.

Entendendo o que é um coaching
A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

" Coaching é um processo com foco 100% em SOLUÇÃO, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco
pessoal ou profissional. " - Sulivan França


" O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Esse processo baseia-se em apoiar o coachee e se ajudar por meio de uma
interação dinâmica. " - Max Landsberg

" Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de
ensinar-lhe alguma coisa. " - Sir John Whitmore


OS BENEFÍCIOS DO COACHING

O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um BOM DESEMPENHO.
Estratégia usada para ajudar o coachee a realizar plenamente seu potencial e atingir suas metas.

O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcançá-las, implementando uma ESTRATÉGIA e assistindo-o para que se mantenha dentro dela.

O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obrigações sociais, como o lazer e as práticas espirituais.

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee.

O conteúdo a ser trabalhado é dado por ele, que é, então, guiado e apoiado para efetuar as MUDANÇAS desejáveis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.


O PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA

O coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados.

Nessa conversa, que procede com a formulação de perguntas relevantes em momentos críticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo.

O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.


O PAPEL DO COACH

O coach apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcançem mais rápida e facilmente.

Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Coaching é um processo sistemático, colaborativo, focado em soluções e orientado a resultados no qual o coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos. Serviço Psicológico de Coaching.

Leia mais em Sla_Coaching

Formação de Coaching.
Pesquisa de mercado da Sla Coaching sobre formações de coaching com Sulivan França foi destaque na Rede Globo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: