Instituto Pensar - O QUE √Č COACHING

O QUE √Č COACHING

Coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

O que é coaching, a origem do termo e como funciona.

Há diversas teorias sobre a origem do termo coach no contexto do desenvolvimento de pessoas, mas, em algum lugar da história, ele compartilha um ancestral comum com o verbo em inglês "coax", que significa PERSUADIR.

O profissional de coaching atua como um ESTIMULADOR externo que desperta o potencial interno de outras pessoas, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada e, então, o coach (profissional) acompanha seu coachee (cliente), demonstrando interesse genuíno (às vezes chamado de carisma) para APOIAR os seus clientes de coaching (coachees) a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Al√©m dessa defini√ß√£o, h√° outras interpreta√ß√Ķes sobre a fun√ß√£o, o comportamento e as caracter√≠sticas de um coach.

Dependendo das circunst√Ęncias, √© poss√≠vel que o coach precise adotar estilos muito diferentes a fim de atender √†s necessidades de seus coachees.

Entre os fatores que podem influenciar na abordagem de coaching estão a complexidade da meta, os riscos de erro na realização da tarefa, o nível inicial de disponibilidade para o coaching por partes dos integrantes da equipe, sua autoconfiança e capacitação para a tarefa e o nível de maturidade para a aprendizagem demonstrado pelo coachee (até que ponto ele se mostra capaz de cogerenciar o processo de coaching).

Em todo o mundo, a busca pelo processo coaching tem aumentado cerca de 350% ao ano.

A principal raz√£o disso s√£o os relatos das realiza√ß√Ķes profissionais e pessoais alcan√ßadas pelas pessoas que j√° passaram por, pelo menos, um dos processos.

Tipos de coaching

Coaching de vida
Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida.
Normalmente é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.

Coaching de carreira
O coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientado para novas oportunidades.

Team coaching
O coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo.
Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.

Coaching executivo
Destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.
Costuma ser procurado por empres√°rios, diretores, executivos, entre outros profissionais

Leader coach
Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas, entre elas empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.

Coaching organizacional
Focado no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças.
Esse processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organiza√ß√£o com a√ß√Ķes e objetivos concretos e mensur√°veis.

Entendendo o que é um coaching
A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

" Coaching é um processo com foco 100% em SOLUÇÃO, visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco
pessoal ou profissional. " - Sulivan Fran√ßa


" O processo de coaching busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender. Esse processo baseia-se em apoiar o coachee e se ajudar por meio de uma
intera√ß√£o din√Ęmica. " - Max Landsberg

" Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de
ensinar-lhe alguma coisa. " - Sir John Whitmore


OS BENEF√ćCIOS DO COACHING

O coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um BOM DESEMPENHO.
Estratégia usada para ajudar o coachee a realizar plenamente seu potencial e atingir suas metas.

O coach, primeiro, ajuda a definir as metas e, depois, apoia o coachee para que ele possa alcan√ß√°-las, implementando uma ESTRAT√ČGIA e assistindo-o para que se mantenha dentro dela.

O processo de coaching ajuda a equilibrar trabalho, vida familiar e obriga√ß√Ķes sociais, como o lazer e as pr√°ticas espirituais.

O coaching consiste num relacionamento entre o coachee e o coach, em que ambos colaboram para atender às necessidades do coachee.

O conte√ļdo a ser trabalhado √© dado por ele, que √©, ent√£o, guiado e apoiado para efetuar as MUDAN√áAS desej√°veis em um ou mais setores de sua vida, levando a uma vida mais gratificante e equilibrada.


O PROCESSO DE COACHING NA PR√ĀTICA

O coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e eu, num contexto produtivo e orientado a resultados.

Nessa conversa, que procede com a formula√ß√£o de perguntas relevantes em momentos cr√≠ticos, posso encorajar e apoiar o coachee para que enxergue as situa√ß√Ķes por novos √Ęngulos e seguindo estrat√©gias diferentes.

Coaching está relacionado a manifestar seu melhor desempenho por meio da assistência individual e privada, ministrado por alguém que irá desafiá-lo, estimulá-lo e orientá-lo a continuar crescendo.

O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.


O PAPEL DO COACH

O coach apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcançem mais rápida e facilmente.

Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para realizar mais, dentro de um processo de responsabilização. Realinha as crenças e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Coaching √© um processo sistem√°tico, colaborativo, focado em solu√ß√Ķes e orientado a resultados no qual o coach facilita a evolu√ß√£o do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida √† pr√≥pria pessoa e do desenvolvimento particular de indiv√≠duos, grupos e organiza√ß√Ķes que n√£o apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou n√≠veis anormais de padecimento psicol√≥gicos. Servi√ßo Psicol√≥gico de Coaching.

Leia mais em Sla_Coaching

Formação de Coaching.
Pesquisa de mercado da Sla Coaching sobre forma√ß√Ķes de coaching com Sulivan Fran√ßa foi destaque na Rede Globo.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: