Instituto Pensar - O%20Que%20%C3%A9%20Economia%20Criativa

O Que é Economia Criativa?



Há uma confusão grande com relação ao tema Economia Criativa. Afinal o que é a economia tem a ver com criatividade? Fica comigo que vamos explicar! A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em seu Relatório de Economia Criativa de 2013 coloca que a ECONOMIA CRIATIVA é uma força poderosa e transformadora nos dias de hoje porque além do crescimento ela é também uma das áreas mais rentáveis em termos de geração de renda, empregos e exportação. A riqueza nos dias de hoje está centrada na criatividade e inovação tanto individual como coletiva. Economia Criativa é um termo criado na Austrália e que nomeia uma série de segmentos que tem como base o conhecimento ou capital intelectual para gerar trabalho, renda e impulsionar desenvolvimento local, regional ou mesmo nacional. O foco da Economia Criativa está centrado no potencial do indivíduo ou do coletivo que produz bens e serviços criativos. Como muitas das atividades executadas nessa economia criativa são intangíveis – isto é, não tem muito como medir, surgem as duvidas. E como boa parte da atividades vem dos setores da cultura, moda, design, musica, artesanato há a confusão de que Economia Criativa seria sinônimo de cultural. E não é!Boa parte dos trabalhos realizados e que fomentam a economia criativa vem de setores como tecnologia, inovação, desenvolvimento de software, jogos eletrônicos. Aqui podemos dizer que mesmo os equipamentos que usamos nos dias de hoje são confeccionados a partir de um desenvolvimento que usou essencialmente a criatividade para melhorar, inovar ou mesmo resolver um problema. Se a TV, o radio, o cinema e a fotografia também são setores da economia criativa podemos incluir aqui tudo o que for produzido para a TV, para o rádio, o cinema e incluímos aqui os conteúdos para internet também!

Você já parou para pensar se o que você faz está dentro dessa tal Economia Criativa? Artistas de qualquer segmento, desenvolvedores nos segmentos da tecnologia da informação, engenheiros, ambientalistas, turismólogos, costureiras e cozinheiros estão produzindo com base em seus conhecimentos e movimentando a economia. Todos fazem parte da Economia Criativa. Se levarmos em consideração que nos dias de hoje não existem mais empregos em grandes empresas. Segundo as estatísticas é a pequena e média empresa que empregam e movem a economia.

Podemos então deduzir que toda a economia criativa está centrada em pequenos e médios negócios. Mesmo as grandes empresas estão se reinventando e criando produtos para atenderem de forma personalizada o seu cliente. Economia Criativa é muito ampla e eu costumo resumir como sendo todo e qualquer empreendimento que tenha como mola propulsora a criatividade e tenha a capacidade de provocar qualquer tipo de desenvolvimento. Segundo Ana Carla Fonseca – "A economia criativa abrange todo o ambiente de negócios que existe em torno da indústria criativa, aquela baseada em bens e serviços criativos" 

Conheça mais em – http://recbrasil.com.br/



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: